Torta de Pêssego e Uva

Torta De Pêssego e Geléia de Uva

Aaah o pêssego! Para mim, os pêssegos lembram muito o verão no sul da França. Amo essa fruta por ser suculenta e de gosto suave. Quis aproveitar que estava na estação para fazer uma tortinha perfeita para o domingo em família ou um pique-nique no parque! 

Sempre gosto de combinar as cores e os sabores, usando as frutas da estação e achei que podia ficar maravilhoso com associar as cores quase neutras (e terracota da pele) do pêssego e seu gosto sua, com o roxo e o caráter da uva. 

Fiz como base um clássico massa sucrée com creme de amêndoa, para um resultado simples, suave, mas com aquele toque especial!Para +/- 5 tortinhas

Ingredientes:

Massa Sucrée:

60g de manteiga pomada

33g de glacúcar

2g sal

15g de ovo

10g farinha de amêndoas

110g farinha de trigo

A geleia de uva:

400g de uva

100g de açúcar

Os pêssegos:

6 pêssegos

Tomilho

Açúcar demerara

O creme de amêndoa:

preparar uma vez que a massa descansou quase as 2h.

45g de manteiga pomada

45g de glaçucar

45g de farinha de amêndoas

30g de ovos

6g de farinha de trigo

Aroma (coloquei fava tonka mas pode ser baunilha ou uma tampa de um álcool tipo rhum)

Passo a Passo:

1-A Massa Sucrée: Colocar a manteiga pomada em uma tigela e bater junto com o glaçúcar e o sal, com uma espátula. Adicionar o ovo misturado e a farinha de amêndoas. Adicionar a farinha. Colocar na mesa um pouco de farinha e formar uma bola com a massa. Deixa descansar 30′. Abre a massa, coloca em um aro, em cima de papel manteiga ou tapete de silicone, deixa descansar 2h na geladeira.

2-A Geleia de Uva: Mixar as uvas em um pouco de água (+/-70g). Coar em cima de uma panela e recuperar o máximo de polpa possível. Se quiser que fique mais roxo, coloca algumas das peles junto. Colocar 3-4 sementinhas para ajudar a engrossar (contém pectina) , adicione o açúcar e deixa cozinhar em fogo baixo/medio por 30′. Deve engrossar mas não caramelizar. Se colocou pele junto, está na hora de tirar (e as sementinhas tb). Deixe resfriar.
3-Os pêssegos: Cortar em 2 os pêssegos e depois fatiar em fatias de +/- 3mm. Colocar em cima de um tapete de silicone ou folha antiadesiva. Polvilhar com açúcar demerara e um pouco de tomilho. Colocar um papel manteiga por cima e assar 180graus por 7-10′ conferindo as 7′. Deve ser mole e levemente dourado.Deixar resfriar. 4-O creme de amêndoa: Misturar a manteiga pomada com o glaçúcar e a farinha de amêndoas. Bater até incorporar tudo e ficar cremoso. Adicionar o ovo e incorporar bem. Adicionar a farinha e o aroma. Pode colocar em uma manga de confeiteiro para facilitar e deixe 10′ na geladeira.
Finalização da receita e montagem: Pre-aquecer o forno a 180graus. Sai as massas da geladeira e recheia as tortinhas com o creme até a metade. Assar as massas (dentro do aro) por 12-15′ , até o creme ficar dourado. Quando estiver quase pronto (levemente dourado, faltando uns 3-5′) tira do forno e com um pincel, aplica um pouco de gema de ovo misturado (essa etapa é opcional mas ela deixa a massa mais brilhosa). Termine de assar e deixe resfriar uns 5′.
Com uma colher, tire um pouco de creme de amêndoas e coloca um pouco de geleia no meio, até cobrir o creme de amêndoa.Colocar as fatias de pêssego em rosácea e decore com tomilho.

 

Você também pode gostar